Trabalho de: Rodrigo [Retirado do Expresso]
Jorge Piuça
Hoje disseram-me: “eu não vou votar mano, já sei que a Manuela vai ganhar”. Sim, de facto é verdade, o PSD certamente vai ganhar as próximas eleições. Mas na minha opinião, deve-se sempre votar. É um direito e um dever cívico, como costumam dizer. Não me rejo muito pela frase anterior, mas é importante o facto de votar, relembrando as últimas eleições, o bloco atingiu a sua maior percentagem de votos. Não será que isso mostra o desgaste da população de uma politica PSD vs. PS? Talvez. Cá está um bom motivo para se deslocar à urna e votar.
Jorge Piuça
Desde pequeno que ouço muita música brasileira, desde Marcelo D2, Charlie Brown, Pitty, entre muitos outros.
Jorge Piuça
Jorge Piuça
Como dizia o Pacman (Da Weasel) numa música antiga “O Thriller foi mais importante do que toda a minha quarta classe”.
Jorge Piuça
Video - "Homem ft. Marcelo D2"
Site: http://www.carlinhoszodi.com.br/ (Vale a pena conhecer o seu trabalho, não só como músico).
Jorge Piuça
Jorge Piuça
(Foto: Jorge Piuça)
Aconselho vivamente este livro a todos os futuros jornalistas que (como eu) pretendem direccionar-se para o jornalismo online. Inevitavelmente, todo o jornalismo se vai direccionar para uma plataforma online, logo posso também aconselhar este livro a todos os futuros jornalistas.
Escrito por Fernando Zamith (mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Minho), trata-se de um estudo sobre os sites noticiosos portugueses, não existe muita bibliografia sobre esta temática, por isso vale bem a pena adquirir tudo o que encontramos.
Jorge Piuça
Texto muito interessante sobre Jorge Palma no Expresso Online. Um músico que admiro muito.
Link: http://aeiou.expresso.pt/confissoes-de-jorge-palma=f519769
Jorge Piuça
Palavras de Francisco Louçã há cerca de duas horas atrás. O Bloco de Esquerda está a crescer a cada ano que passa, sendo actualmente o terceiro partido Português.
Jorge Piuça
Ontem numa conversa aberta, durante uma aula, pegou-se neste tema. Achei importante transparecer a minha opinião, aqui no blog.
Eu gosto de ler. Para mim os melhores livros são os de escritores, que são pessoas comuns, com algo para partilhar com o mundo. É aqui que reside toda a minha leitura.
Eu penso que ler é importante, para quem pretende seguir comunicação, penso que é fundamental. É muito comum, pessoas chegadas, dizerem-me “ler aborrece-me”, talvez se procurarem livros sobre as temáticas que gostam, deixe de aborrecer. Ou talvez seja mesmo aborrecido, e consiga obter informação/entretenimento de outra plataforma.
Pegando na questão base, será mesmo que ler é importante?
"Eu na minha cama e tu na tua"
(Foto: Jorge Piuça)
Gostei imenso desta reportagem na revista “Sábado” de esta semana.
Achei super interessante, e após ler o trabalho de Ana Catarina André, devo concluir que de facto porque não.
Deixo-vos oito boas razões para dormirem em camas separadas dos vossos amores. (retirado da reportagem).
1 - Decoração do Quarto - Deixa de ser motivo de discussão.
2 - Sono Tranquilo - Ninguém ressona ou faz movimentos bruscos.
3 - Armários - Passa a haver mais espaço para roupa e acessórios.
4 - Sexo - A distância pode aumentar o desejo e torna o sexo mais especial.
5 - Ler e ver televisão - Podem fazer o que querem, sem conflitos.
6 - Lençóis e cobertores - Deixam de puxar a roupa da cama à noite.
7 - Filhos - Os pais descansam mais ao dormirem alternadamente com eles.
8 - Sofá - Deixa de ser a solução para revolver as discussões.
Depois de tudo isto, porque não?
Jorge Piuça
Hoje comprei a revista Sábado desta semana, trás uma entrevista muito interessante sobre pessoas com personalidade múltipla. Acreditem que vale a pena ler.
Link: http://www.sabado.pt/
Jorge Piuça
"American History X" / "The Believer"
Não consigo distinguir destes dois filmes, um que seja melhor. Ambos são muito bons, transmitem uma mensagem, fazendo-nos reflectir sobre a sociedade em geral onde vivemos, com todos os seus perigos.
Ambos abordam o mesmo tema, a vida de um neonazi nos EUA, que contraria as suas ideologias e muda. Se à coisa difícil de conseguirmos na vida é mudar. Ambos percebem que a ideologia nazi é absurda, entrando em conflito pessoal, acabando por finalmente ter bom senso e alterar os seus pensamentos.
No “American History X”, aborda a vida de um jovem, que acaba preso, conhecendo um negro que o ajuda em muito. Ao ser violado por um líder da irmandade nazi, começa a entender que nada daquilo vai melhorar a sua vida, nem a dos seus. É interessante verificar como o contacto entre ele e um negro se depara, ao serem obrigados a trabalhar juntos, ignoram-se, acabando por conseguir encontrar um tema em comum, o basebol.
Em “The Believer” a história complica-se. Um jovem nazi de descendência judaica começa a entrar em conflitos pessoais, acabando por não conseguir realizar muitos dos actos de vandalismo do seu grupo. No final acabando perdido, não sabendo no que acreditar, indo a um casamento de judeus para o seu final.
Em geral são dois filmes muito interessantes sobre uma temática comum. Vale a pena ver e reflectir um pouco sobre o nazismo / fascismo, e sobre esse modo de vida completamente sem nexo.
Trailer: "American History X"
Trailer: "The Believer"
Jorge Piuça
Hoje durante uma apresentação de um trabalho de grupo, umas colegas de turma, passaram este vídeo. Achei super interessante, pois mostra um pouco de como é a realidade do jornalismo online, aos olhos de vários jornalistas pioneiros na junção de multimédia com informação.
É ainda interessante, a abordagem que se faz aos blogs, dando-lhe o devido lugar que ocupa, sem tirar nem por. Gostei sobretudo das opiniões do jornalista António Granado e Manuel Molinos.
Jorge Piuça
Hoje trago vos um grande projecto de um amigo.
“MADKUTZ TV” - www.myspace.com/madkutztv
O conceito é simples e brilhante, pegar numa máquina de filmar e abordar o movimento Hip-Hop português, mostrando entrevistas, músicas, novidades, etc. O projecto já foi apadrinhado pela myspace Portugal que é o sponcor oficial.
Além de tudo isto, Madkutz é um excelente produtor, tendo recentemente produzido a banda sonora da publicidade da coca-cola zero (que podem ver no myspace).
Fiquem com o LINK: www.myspace.com/madkutztv
Acompanhem.
Abraço ao Pedro, és o maior!
Jorge Piuça
Uma merda de professora, como eu tive muitas durante a minha vida. É este o ensino em Portugal.
Jorge Piuça
Ainda não tive oportunidade de ver este documentário. Mas pelo tema em si aposto que é super interessante, motivo pelo qual partilho com vocês.
Fonte: http://ciberjornalismo.com/pontomedia/
Blog do Jornalista do Publico – António Granado.
Jorge Piuça
O Barcelona sagrou-se ontem campeão oficial da liga Espanhola. Devido à derrota do Real Madrid por 3-2 com o Villareal, este fica então a oito pontos do líder Barcelona, a duas jornadas do final da liga. O Barcelona é então campeão, pela décima nona vez.
Parabéns ao Barça.
Jorge Piuça
"Os principais inimigos dos livros são "os homens, que os queimam, censuram, encerram em bibliotecas inacessíveis e condenam à morte os seus autores. E não, como se ouve, a Internet" – Umberto Eco.
Esta citação do escritor Italiano dá que pensar, e muito. Nunca tinha reflectido neste sentido a problemática da Internet vs Livros/Bibliotecas. Mas sim, de facto Umberto Eco tem toda a razão nas suas palavras.
Penso que se pode conciliar os dois conceitos, completam-se. Eu quando quero realizar um trabalho académico, por exemplo, começo por utilizar a Internet para me integrar com o tema, e posteriormente parto para a pesquisa em livros, normalmente tendo uma maior credibilidade. Embora ao contrário do que se diz, a Internet é também uma grande fonte de pesquisa, credível, que alem de nos fornecer texto, fornece imagem/som/vídeo, ou seja: multimédia, que as vezes é muito bom para “alimentar” um trabalho, no bom sentido. Tudo e conciliável.
Jorge Piuça
Jorge Piuça
Sinceramente, não costumo visitar o site do jornal “24 Horas”. Não aprecio o conceito, muito menos a estrutura, embora não conheça assim tão bem o jornal para afundar as criticas. Mas tenho olhos na cara, felizmente.
Não é preciso ser-se grande génio para entender que a primeira página do site é sensacionalista de raiz. Ora bem, com a crise que este “desgraçado” deste país/mundo atravessa, com tudo o que se tem passado ultimamente na Bela Vista, e claro as noticias cliché do Sócrates/Freeport/BPP/ etc. etc., o que é que os génios do 24 Horas metem em destaque no site: “Ronaldo avisado para não fazer birras”.
Claro que o CR7 ser avisado para não fazer birrinhas é super importante para a minha vida agora neste preciso momento.
Enfim, acredito que a “viragem” que o Jornalismo mundial está a atravessar seja benéfica neste sentido. Penso que com o Jornalismo online se pode reduzir o sensacionalismo e dar prioridade à verdadeira informação. Porque Jornalista para mim, é aquele que acredita e respeita o Jornalismo.
Jorge Piuça
(foto: Expresso Online)
Estive agora a visitar esta magnifica biblioteca online e adorei o conceito/design/ideia.
Vale a pena visitar e explorar ao máximo, a pesquisa é totalmente grátis e livre por parte do usuário, para alem de montes de informação e documentação, tem a particularidade de recuar bastante na história.
Esta iniciativa é da UNESCO e é um exemplo fantástico das maravilhas que a web 2.0 nos trás, sendo uma óptima ferramenta de trabalho.
Fiquem então com o Link: http://www.wdl.org/pt/
Jorge Piuça
Sou a favor dos casamentos homossexuais. Penso que é uma parvoíce dois homens ou duas mulheres, que vivem uma vida inteira juntos, não possam ter direitos uma sobre a outra, direitos conjugais. Não pensem que estes homens e mulheres se vão casar em igrejas de vestido de noiva, não se trata disso, procurem ser mais inteligentes.
Oitenta por cento dos pedófilos serem homossexuais é um perfeito disparate. A homossexualidade é uma tendência humana e genética, assim como a heterossexualidade. Grupos como o P.N.R. não podem continuar a acreditar que vamos juntar todos os homossexuais e faze-los desaparecer. Parem com os preconceitos.
Jorge Piuça
Todos temos visto pelos nossos televisores os últimos acontecimentos no bairro da Bela Vista, situado em Setúbal. Vou trazer-vos a minha visão sobre os acontecimentos, sendo completamente imparcial em todos os sentidos.
É um tema super complicado e delicado, que deveria ter mais impacto na sociedade e mais reflexão de todos, porque é um espelho da sociedade onde vivemos.
Sumário:
Motivos / Culpados
Impacto social
Os Media
Protagonismo
Reflexão
Motivos / Culpados
Penso que todos já devem ter conhecimento do motivo, associado ao assassinato de um jovem negro em Alvor, por um agente da autoridade. A pergunta que faço a mim próprio é a seguinte: “será esse o verdadeiro motivo de todos os desacatos no bairro?”.
É complicado crescer sem meios, e é frequente seguirmos o caminho mais fácil em tudo na vida. Penso que a vida nestes bairros sociais se resume a isto. Bairros estes, espalhados por Portugal, onde quando existe um incidente de maior gravidade toda a população comenta, embora ninguém comente os seus incidentes do dia-a-dia.
Grande taxa de desemprego social, problemas de tráfico de drogas leves, armas e contrabando, problemas familiares, alcoolismo, delinquência juvenil, todos estes problemas estão mais activos dentro dos bairros.
Onde estão os culpados?
Serão os moradores e os seus filhos adolescentes (é comum deitar a culpa aos filhos dos moradores dos bairros sociais), ou serão os polícias que abusam da autoridade no cumprimento do dever cívico? Por outro lado será o estado e o governo os verdadeiros culpados? Penso que só podemos atribuir a culpa à sociedade em geral.
Impacto social
Na minha opinião, estes problemas de várias zonas suburbanas de Portugal têm pouco impacto na sociedade. Não é comum existir debates ou reportagens sobre esta temática, quando a cada dia que passa o crime organizado aumenta, e a insegurança social cresce.
Temos como exemplo prático, a revolta em França por parte de vários bairros sociais unidos, que em tom de revolta incendiaram vários automóveis. Penso que isto é um problema sério, e que o exemplo de França pode chegar a Portugal muito mais rápido do que se pensa. Talvez só aí se comece a reflectir.
Os Media
Nestes últimos dias o caso da Bela Vista, em Setúbal, tem sido abertura de todos os telejornais em Portugal. Penso que a situação não é para menos, tem se feito coberturas em directo excelentes, por parte de bons jornalistas, principalmente na SIC.
Neste caso concreto, o Jornalismo Online têm funcionado como o principal órgão de comunicação social, para quem quer seguir a passo e passo os acontecimentos. Com actualizações constantes, e novidades regulares sobre tudo o que se têm passado no bairro, principalmente nos sites do Público e do Expresso.
Protagonismo
Penso que é a principal causa dos desacatos, dos tiros para a esquadra, das viaturas e caixotes incendiados, das rusgas e controlos de entrada e saída do bairro.
Neste sentido os Media são um poder poderoso e perigoso, são o quarto poder. Por um lado demonstram a todo o país a realidade, por outro dão protagonismo à violência.
Reflexão
Podia lançar várias perguntas, ou culpar populações e polícias, mas prefiro pensar em tudo isto como sendo mais um passo para trás no percurso da humanidade. A violência não trás felicidade a ninguém, se queremos um sitio melhor para todos viver mos temos de acabar com as desigualdades sociais. Para existirem zonas ricas em Portugal é necessário criar Belas Vistas, para agrupar num espaço minorias étnicas e manter os restantes longe desse mundo.
Depois criticamos e marginalizamos todas essas pessoas, tão iguais a nós e com problemas bem mais reais que os nossos, é necessário sermos nós a mudar para o mundo se alterar.
Para quem vive no bairro, não precisa de estar conectado para aquela vida, pode sair e ser maior e melhor do que o bairro, evoluir e ser alguém. Como muitos casos que conheço.
Jorge Piuça
Agora pegou moda.
Hoje estive na Fnac, e vi os novos modelos de Phones da marca Wesc. São muito bonitos mas o preço e bastante elevado. Bastante mesmo.
Já conheço a marca a algum tempo, alias a marca tem uma loja própria, que fica algures no chiado, do lado esquerdo da entrada dos armazéns, numa rua que se desce, perto da skateshop.
Fiquem com algumas fotos:
Jorge Piuça