segunda-feira, 25 de maio de 2009

"American History X" / "The Believer"

"American History X" / "The Believer"

Image Hosted by ImageShack.us

Image Hosted by ImageShack.us

Não consigo distinguir destes dois filmes, um que seja melhor. Ambos são muito bons, transmitem uma mensagem, fazendo-nos reflectir sobre a sociedade em geral onde vivemos, com todos os seus perigos.

Ambos abordam o mesmo tema, a vida de um neonazi nos EUA, que contraria as suas ideologias e muda. Se à coisa difícil de conseguirmos na vida é mudar. Ambos percebem que a ideologia nazi é absurda, entrando em conflito pessoal, acabando por finalmente ter bom senso e alterar os seus pensamentos.

No “American History X”, aborda a vida de um jovem, que acaba preso, conhecendo um negro que o ajuda em muito. Ao ser violado por um líder da irmandade nazi, começa a entender que nada daquilo vai melhorar a sua vida, nem a dos seus. É interessante verificar como o contacto entre ele e um negro se depara, ao serem obrigados a trabalhar juntos, ignoram-se, acabando por conseguir encontrar um tema em comum, o basebol.

Em “The Believer” a história complica-se. Um jovem nazi de descendência judaica começa a entrar em conflitos pessoais, acabando por não conseguir realizar muitos dos actos de vandalismo do seu grupo. No final acabando perdido, não sabendo no que acreditar, indo a um casamento de judeus para o seu final.

Em geral são dois filmes muito interessantes sobre uma temática comum. Vale a pena ver e reflectir um pouco sobre o nazismo / fascismo, e sobre esse modo de vida completamente sem nexo.





Trailer: "American History X"








Trailer: "The Believer"


Jorge Piuça

Sem comentários:

Enviar um comentário