segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bela Vista

Todos temos visto pelos nossos televisores os últimos acontecimentos no bairro da Bela Vista, situado em Setúbal. Vou trazer-vos a minha visão sobre os acontecimentos, sendo completamente imparcial em todos os sentidos.
É um tema super complicado e delicado, que deveria ter mais impacto na sociedade e mais reflexão de todos, porque é um espelho da sociedade onde vivemos.



Sumário:

Motivos / Culpados
Impacto social
Os Media
Protagonismo
Reflexão




Motivos / Culpados

Penso que todos já devem ter conhecimento do motivo, associado ao assassinato de um jovem negro em Alvor, por um agente da autoridade. A pergunta que faço a mim próprio é a seguinte: “será esse o verdadeiro motivo de todos os desacatos no bairro?”.
É complicado crescer sem meios, e é frequente seguirmos o caminho mais fácil em tudo na vida. Penso que a vida nestes bairros sociais se resume a isto. Bairros estes, espalhados por Portugal, onde quando existe um incidente de maior gravidade toda a população comenta, embora ninguém comente os seus incidentes do dia-a-dia.
Grande taxa de desemprego social, problemas de tráfico de drogas leves, armas e contrabando, problemas familiares, alcoolismo, delinquência juvenil, todos estes problemas estão mais activos dentro dos bairros.
Onde estão os culpados?
Serão os moradores e os seus filhos adolescentes (é comum deitar a culpa aos filhos dos moradores dos bairros sociais), ou serão os polícias que abusam da autoridade no cumprimento do dever cívico? Por outro lado será o estado e o governo os verdadeiros culpados? Penso que só podemos atribuir a culpa à sociedade em geral.



Impacto social

Na minha opinião, estes problemas de várias zonas suburbanas de Portugal têm pouco impacto na sociedade. Não é comum existir debates ou reportagens sobre esta temática, quando a cada dia que passa o crime organizado aumenta, e a insegurança social cresce.
Temos como exemplo prático, a revolta em França por parte de vários bairros sociais unidos, que em tom de revolta incendiaram vários automóveis. Penso que isto é um problema sério, e que o exemplo de França pode chegar a Portugal muito mais rápido do que se pensa. Talvez só aí se comece a reflectir.



Os Media

Nestes últimos dias o caso da Bela Vista, em Setúbal, tem sido abertura de todos os telejornais em Portugal. Penso que a situação não é para menos, tem se feito coberturas em directo excelentes, por parte de bons jornalistas, principalmente na SIC.
Neste caso concreto, o Jornalismo Online têm funcionado como o principal órgão de comunicação social, para quem quer seguir a passo e passo os acontecimentos. Com actualizações constantes, e novidades regulares sobre tudo o que se têm passado no bairro, principalmente nos sites do Público e do Expresso.



Protagonismo

Penso que é a principal causa dos desacatos, dos tiros para a esquadra, das viaturas e caixotes incendiados, das rusgas e controlos de entrada e saída do bairro.
Neste sentido os Media são um poder poderoso e perigoso, são o quarto poder. Por um lado demonstram a todo o país a realidade, por outro dão protagonismo à violência.




Reflexão

Podia lançar várias perguntas, ou culpar populações e polícias, mas prefiro pensar em tudo isto como sendo mais um passo para trás no percurso da humanidade. A violência não trás felicidade a ninguém, se queremos um sitio melhor para todos viver mos temos de acabar com as desigualdades sociais. Para existirem zonas ricas em Portugal é necessário criar Belas Vistas, para agrupar num espaço minorias étnicas e manter os restantes longe desse mundo.
Depois criticamos e marginalizamos todas essas pessoas, tão iguais a nós e com problemas bem mais reais que os nossos, é necessário sermos nós a mudar para o mundo se alterar.
Para quem vive no bairro, não precisa de estar conectado para aquela vida, pode sair e ser maior e melhor do que o bairro, evoluir e ser alguém. Como muitos casos que conheço.

Jorge Piuça

2 comentários:

  1. ta bem visto puto, ta porreiro o blog, dei cá um saltinho ;p ainda te lembras daquele (rascunhos da vida) que só fizémos um post lol abraço irmão, Lois

    ResponderEliminar
  2. sem tirar nem pôr, dá que pensar! muito consciente, mas acho que te enganaste no curso, devias estar em sociologia. :P muito bom, a sério!

    ResponderEliminar