quinta-feira, 28 de maio de 2009

Convidado: Francisco Oliveira

Em Alfama, no sábado, dia 23 de Maio, realizou-se o Lisboa DownTown 2009, um evento organizado pela Extreme Conteúdos, e que contou com a presença de grandes atletas na edição deste ano.

Image Hosted by ImageShack.us

“Calçadas de empedrado, túneis, ruas estreitas e escadarias substituíram há muito as condições naturais da montanha, único spot para a prática de DownHill até à entrada no novo milénio.”
Alfama, como sempre, e já bem enfeitada, a preparar-se a festa dos santos populares, esteve ao rubro.
Dez anos passaram desde a primeira edição do Lisboa DownTown e as estatísticas são elucidativas do sucesso deste evento: 600 atletas e mais de 5000 fardos de palha (em dez anos); mais de 135000 pessoas já assistiram ao vivo (1321000 assistiram online); 2646 quilómetros cronometrados em 3780 descidas; um braço partido e muitas nódoas negras.

O já emblemático evento que, como é hábito, escolhe como grande palco as estreitas ruelas do bairro, tão bem carismático, de Alfama, por isso a designação «DownTown», sendo uma variante de DownHill, trouxe, este ano, como grandes atractivos, para além de alucinantes descidas do Castelo de São Jorge até ao Largo Terreiro do Trigo, riders como Steve Peat, que venceu pela sétima vez em Alfama, confirmando o seu estatuto de rei do DownHill urbano. O Australiano, Mick Hannah, foi segundo, enquanto que Greg Minnaar voltou a ser terceiro, tal como em 2005. Entre os portugueses, Emanuel Pombo deixou boas expectativas para o próximo ano, ficando em quarto.


Reportagem: Francisco Oliveira
Fotos: Francisco Oliveira


Jorge Piuça

Sem comentários:

Enviar um comentário